Saber que existem vários tipos de tratamento para a flacidez é um alívio para quem sofre com a questão. Mais do que estética, a flacidez pode afetar a autoestima e saúde mental do paciente, fazendo com que ele se esconda em roupas mais largas e confortáveis e evite socializar com os amigos ou mostrar o corpo na praia, por exemplo. 

Antes de mais nada, é importante deixarmos claro como se desenvolve a flacidez na região abdominal, quando isso se torna mais frequente e quais as consequências fisiológicas e estéticas desse acúmulo na barriga.

Também abordaremos os principais tratamentos existentes hoje no mercado e o que cada um contempla de benefícios: quais as necessidades do pré e pós, cuidados e afins.

O que é flacidez abdominal?

Flacidez é um termo popular para relatar o enfraquecimento das fibras musculares, especialmente o colágeno e a elastina, que, em teoria, sustentam os órgãos do nosso corpo. Essa perda de tônus resulta em um aspecto mole e sem estrutura, o que causa vincos e a aparente falta de hidratação.

Como o nosso corpo é composto de vários músculos, a flacidez pode se manifestar de forma generalizada, em muitas regiões diferentes, e atingir áreas como o rosto, as pernas (especialmente a parte interna das coxas), o bumbum, barriga e afins; sendo a abdominal, uma das mais evidentes; e que causa maior desconforto na maioria das mulheres.

A flacidez abdominal pode ser decorrente de uma ampla gama de fatores, não representando “descuido” com o próprio corpo. Muitas pessoas que a possuem, exploram vários recursos e lançam mão de tratamentos terapêuticos alternativos na tentativa de erradicar o problema. 

Quais são as causas da flacidez abdominal?

Embora as fibras musculares sejam bastante resistentes, chega um momento que a tensão acaba sendo grande demais - gerando estiramento.

Isso pode acontecer, por exemplo, com as mulheres que estão gestantes e ganham muito peso na gravidez, ou com homens que engordam bastante em um curto período de tempo. 

Nesses casos, a distensão abdominal para acomodar o excesso de gordura vai aumentando gradativamente, relaxando as fibras musculares e trazendo aquele aspecto flácido e em forma de dobras.

O consumo de bebidas com álcool, uma rotina sem nenhum tipo de exercícios físicos e uma dieta rica em alimentos ultraprocessados - ricos em açúcares e gorduras ruins - pode resultar, ao longo de muitos anos, em um quadro acentuado de flacidez no abdome.

Além disso, é natural que, com o passar do tempo e o envelhecimento acentuado, nós tenhamos um déficit gradual de colágeno e elastina. A genética e a variação de peso (seja decorrente de hormônios ou não), podem agravar o problema, deixando a flacidez ainda mais evidente.

Quais os riscos da flacidez abdominal?

A flacidez em si não traz riscos à saúde do paciente, porém, pode afetar drasticamente a autoestima de quem sofre com o problema. Se essa situação persistir por muito tempo, pode culminar em tristeza, melancolia, e outras doenças mentais mais importantes - como ansiedade e depressão.

Nestes casos, indicamos o acompanhamento de um psicólogo ou psiquiatra de confiança, de modo a tratar a autoimagem e o dismorfismo. 

O risco à saúde é real para as pessoas que possuem a circunferência abdominal avantajada. A relação cintura-quadril é um cálculo que pode ajudar o paciente a estimar se sua forma atual é ou não um agravante.

O que é a relação cintura-quadril e como ela pode detectar um possível risco à saúde?

A relação cintura-quadril (RCQ) é um cálculo que se faz para entender se a pessoa tem risco de sofrer de doenças cardiovasculares. Isso acontece porque, quanto maior a porcentagem de gordura no abdômen, maior o risco de ter problemas como colesterol alto, diabetes, pressão alta ou aterosclerose.

A presença dessas doenças, junto à gordura abdominal, faz aumentar ainda mais o risco de problemas maiores - como infarto, AVC e gordura no fígado, que podem deixar sequelas ou levar à morte. 

Além do RCQ, o IMC também auxilia e complementa o diagnóstico de obesidade e sobrepeso, sendo uma ferramenta importante no controle da saúde. 

Como calcular o RCQ?

Primeiro de tudo, você vai precisar de uma fita métrica. Avalie, por meio desta:

Tamanho da cintura, que deve ser medido na parte mais estreita do abdômen ou na região entre a última costela e o umbigo;

Tamanho do quadril, que deve ser medido na parte mais larga das nádegas.

Por fim, divide-se o valor que se obteve do tamanho da cintura pelo tamanho do quadril.

Como interpretar os resultados?

Os resultados variam de acordo com o sexo de nascimento e podem representar um risco se as medidas aferidas forem maiores que 0,80 para mulheres e 0,95 para homens.

Se os valores encontrados forem inferiores a estes, não há grandes riscos, porém, números muitos acima podem corroborar para o desenvolvimento das doenças já mencionadas anteriormente.

Nestes casos, recomendamos a busca por um médico ou nutricionista - dessa forma o paciente pode validar se já existe uma condição sensível de saúde ou mesmo evitar que esta aconteça por meio de medidas como melhora dos hábitos alimentares, suplementação e exercícios físicos regulares.

Além disso, é necessário acompanhar a evolução da perda de peso (e fazer novas medições), a fim de que se avalie continuamente o risco à saúde conforme o tratamento avança.

Quais são então os melhores tratamentos para flacidez abdominal?

Existem vários tipos de tratamentos para diminuir a flacidez na região do abdome. A indicação do mais adequado deve ser feita por um profissional capacitado, que verifica e valida o histórico e as condições atuais do paciente.

Não indicamos que quaisquer tratamentos sejam feitos em gestantes, lactantes, pessoas com lesão epitelial local ou alérgicos aos componentes da fórmula utilizada. Uma anamnese (entrevista) é feita entre paciente e profissional de forma prévia ao procedimento, a fim de mensurar e evitar riscos à saúde.

Dentre os procedimentos mais conhecidos e que geram resultados reais, podemos elencar:

1 - Bioestimuladores corporais

Assim como existem bioestimuladores para reverter a ação do tempo e flacidez no rosto, existem para o corpo também.

Os bioestimuladores são substâncias que, ao serem injetadas no organismo, estimulam a produção de colágeno e induzem à maior firmeza e tenacidade da pele, melhorando o aspecto de flacidez na barriga. Os bioestimuladores são compatíveis e absorvíveis pelo corpo, fazendo do produto, um insumo 100% seguro para aplicação. Os resultados são visíveis já após a primeira sessão. Os bioestimuladores são altamente procurados por nossas pacientes aqui na Estetic Face, devido à facilidade da aplicação (tratamento minimamente invasivo) e resultados.

O ácido polilático e a hidroxipatita de cálcio são as principais substâncias utilizadas como bioestimuladores corporais - a indicação varia de acordo com o profissional e claro, a necessidade do paciente.

Dessa forma, é imprescindível que o paciente tenha bastante atenção na escolha da clínica e do responsável pelas aplicações: pesquise o histórico, peça para ver as embalagens dos produtos, ouça opiniões de quem já fez tratamentos no mesmo lugar recentemente, verifique a assistência fornecida a esses pacientes após o tratamento… vale tudo para cuidar da saúde com segurança.

Afinal, o procedimento precisa “resolver uma dor” e trazer conforto ao paciente. A responsabilidade de “mexer” não só com a aparência de alguém, mas sim com todos os aspectos da vida - é imensa. Por isso todos os pontos precisam ser bem analisados.

2 - Fios de colágeno

Os fios de colágeno são fios absorvíveis pelo organismo, que, ao serem implantados,  estimulam o corpo a produzir mais colágeno na região.

A utilização dos fios de colágeno para estes fins contempla uma extensa lista de benefícios:

  • Promove a redução das rugas finas a partir de 20 dias após a inserção dos fios, aproximadamente;
  • Estimula a produção de colágeno endógeno a partir da terceira semana após a inserção.
  • A mínima permanência do fio (de seis a oito meses) não causa efeitos irreversíveis ou intercorrências expressivas;
  • Requer mínimo tempo de recuperação em casa - não desprendendo grandes cuidados;
  • O procedimento é considerado seguro e minimamente invasivo;
  • Não deixa cicatrizes visíveis;
  • Não requer preparos especiais;
  • Pode ser aplicado em ambiente ambulatorial (consultório);
  • Pode ser usado com segurança em todos os fototipos de pele.

Com o passar do tempo, os fios de colágeno são naturalmente absorvidos pelo corpo humano e promovem uma melhora da qualidade e firmeza da pele.

Como a principal função dos fios é o estímulo da produção de colágeno, o procedimento já é recomendado a partir dos 25 anos, adiando e evitando a flacidez do tecido.

Quando são utilizados fios de tração o resultado é imediato, podendo em casos de maior acúmulo de pele na elevação, levar cerca de 15 dias para acomodação total dos tecidos. Nos casos de melhora na qualidade da pele, o efeito poderá ser notado após 2 meses geralmente.

Os fios de ácido L-polilatico são absorvidos em média, em 3 meses. Após esse período, ocorre o aumento da produção de colágeno na área, trazendo efeitos que duram cerca de 2 anos.

3 - Ultrassom microfocado

O ultrassom é um aparelho incrível que possui duas tecnologias, o ultrassom micro e macrofocado. O ultrassom microfocado age desde as camadas superficiais até as mais profundas da derme e também na superfície muscular resultando em um efeito de lifting da cútis, gradual e progressivo, com apenas uma sessão ao ano. Já o ultrassom macrofocado age no subcutâneo eliminando as células de gordura indesejadas tanto da face quanto do corpo.

Sua versatilidade promove tratamentos faciais e corporais direcionando o ultrassom micro ou macrofocado para a área que será tratada. Quando o assunto é gordurinhas, o Ultraformer utiliza o ultrassom macrofocado, que atua em áreas como papada, barriga, flancos, pernas e braços. Já o ultrassom microfocado é indicado para o tratamento da flacidez de pele da face e do corpo também, definindo os contornos e firmando a pele.

Confira os benefícios do ultrassom microfocado:

Recuperação: a tecnologia também se destaca por não necessitar de período de repouso, permitindo que o paciente retome as suas atividades logo após a sessão.

Eficiência nos resultados: durante a aplicação, o equipamento ocasiona diversos pontinhos de coagulação (queimadura) abaixo da pele, que vão atingir desde a derme superficial ao sistema músculo aponeurótico. Com isso, mês a mês, após o procedimento, ocorre uma recuperação dessas fibras de colágeno e um efeito de lifting progressivo.

Praticidade: pelo fato de o processo de recuperação ocorrer de forma gradual, é indicado que o paciente faça uma sessão a anual ou no máximo a cada 6 meses, o que traz praticidade, já que não necessita idas ao consultório todos os meses para fazer a manutenção.

4 - Intradermoterapia

Quem deseja eliminar rapidamente alguns quilinhos extras, pode considerar a intradermoterapia corporal (também conhecida como mesoterapia corporal). Claro que não existe milagre: sempre indicamos que o tratamento seja feito junto à prática de exercícios físicos e alimentação balanceada.

O procedimento promete estimular a produção das fibras elásticas de colágeno e elastina, o que auxilia no combate à flacidez. Os resultados são vistos rapidamente, tendo em vista que a aplicação é feita diretamente no local a ser tratado. Além disso, a intradermoterapia hidrata e melhora a textura da pele. 

O profissional utiliza agulhas pequenas e muito finas para realizar uma série de injeções na camada intermediária da pele, aplicando os ativos específicos para cada caso. De modo geral, são injetados extratos naturais, colágeno, ácido hialurônico, cosméticos e vitaminas e medicamentos. 

O procedimento age diretamente nas causas do problema tratado, como a má circulação sanguínea, retenção de líquidos e a inflamação dos tecidos conjuntivos. A sessão dura, em média, de 30 a 60 minutos; e pode ser aplicado um anestésico local para providenciar mais conforto ao paciente. 

A intradermoterapia corporal pode tratar várias regiões diferentes:

Tratamento para celulite:

A celulite é uma alteração causada pelo acúmulo de gorduras, água e toxinas nas células, fazendo com que a região afetada apresente desníveis e ondulações. Neste caso, a intradermoterapia atua fazendo com que os medicamentos injetados atuem diretamente nas células inflamadas, melhorando significativamente seu aspecto.

Tratamento da flacidez:

A flacidez acontece devido ao processo natural de envelhecimento, aliado a outros possíveis aspectos como exposição solar, alimentação, tabagismo etc. Além disso, processos rápidos de emagrecimento sem ganho muscular fazem com que a flacidez se torne mais presente na pele do paciente. Neste caso, a intradermoterapia atua estimulando a produção de colágeno e de novas fibras de sustentação, reduzindo a flacidez.

Gordura localizada

A gordura localizada se forma quando o nosso corpo entende que precisa fazer uma reserva de energia. O estoque de gordura se acumula em áreas como os culotes, abdômen e coxas.  Assim, a intradermoterapia atua levando ativos capazes de combater diretamente as células de gorduras que estão localizadas nestas regiões, destruindo-as, eliminando medidas e devolvendo os contornos naturais do corpo.

Como se trata de um procedimento não invasivo, normalmente não há a necessidade de afastamento das atividades do dia a dia.

5 - Skinbooster

É um procedimento estético injetável que tem ácido hialurônico e diversas vitaminas e minerais em sua composição. Por penetrar nas camadas mais profundas da pele, ele hidrata intensamente a região a ser tratada, podendo ser aplicado tanto no rosto quanto no corpo. O Skinbooster restaura fortemente o equilíbrio hídrico da pele de forma gradual, trazendo firmeza e deixando a cútis com aspecto saudável.

Além disso, o procedimento conta com diversos benefícios, como:

  •  Hidrata profundamente e pele do corpo e do rosto;⠀
  •  Melhora a elasticidade e firmeza da pele;⠀
  •  Resgata o aspecto saudável;⠀
  •  Trata rugas finas da região;⠀
  •  Repõe o colágeno;⠀
  •  Previne os sinais da idade;⠀
  •  Rejuvenesce a aparência.

Apesar de bastante famoso para tratamento da pele do rosto, o Skinbooster é amplamente eficiente no tratamento da cútis do corpo - especialmente o abdômen; que começa a apresentar sinais significativos de melhora já nos primeiros dias pós-aplicação.

6 - Radiofrequência

A radiofrequência corporal é um tratamento não invasivo que promove o aquecimento profundo da região a ser tratada, elevando a temperatura a até 42º C - com o intuito de melhorar a flacidez tissular (flacidez da pele). 

O aquecimento atinge até as camadas mais profundas da pele (derme), sem lesionar ou causar qualquer tipo de dano à epiderme (camada mais superficial). A profissional que aplica tem a capacidade de controlar a elevação de temperatura com um termômetro próprio, assegurando que não haja variações drásticas ou qualquer intercorrência.

A região pode ficar avermelhada no momento da aplicação, e o aquecimento da região sentido pelo cliente é suportável.

São vários os benefícios da Radiofrequência:

  • Regeneração da pele;
  • Estímulo à produção de colágeno e elastina;
  • Redução das células de gordura e celulite;
  • Aumento da tenacidade e firmeza da cútis.

Como a radiofrequência é um tratamento não invasivo, não há necessidade de afastamento das atividades rotineiras; o paciente sai do consultório apto a retomar suas tarefas diárias sem grandes preocupações ou cuidados. 

Procedimento estético não faz milagre!

Além de todos esses procedimentos, também reiteramos a importância do acompanhamento nutricional com um especialista e da prática de exercícios físicos regulares. Aliar um estilo de vida saudável com os tratamentos estéticos, muitas vezes ajuda a potencializar e a prolongar os efeitos do protocolo utilizado - além de culminar na melhora da saúde e bem-estar.

Na dieta, é ideal evitar o consumo de ultraprocessados, produtos cheios de açúcares e corantes, bem como frituras, refrigerantes, gorduras ruins e álcool. Opte por alimentos naturais, frescos e com alto valor biológico: gorduras boas, carnes magras, massas e pães integrais, legumes, verduras e frutas.

Ter uma dieta balanceada e rica em alimentos frescos e integrais é essencial, não apenas para manter a forma e a longevidade dos tratamentos estéticos, como a qualidade de vida e bem-estar. O mesmo se aplica à atividade física: além de auxiliar na manutenção do peso (e consequentemente no aspecto do seu abdome), o treino também contribui para a melhora da saúde física e mental.

Porque escolher a Estetic Face para fazer seus tratamentos?

A Estetic Face é a única rede de clínicas de harmonização facial e corporal do país com supervisão médica em todos os procedimentos - incluindo os que listamos aqui. Ter acompanhamento médico é de extrema importância para evitar e tratar possíveis intercorrências que venham a acontecer; afinal, ninguém entende mais de corpo humano do que o médico, não é mesmo?

Além de profissionais qualificados e homologados, nossa infraestrutura de alto-padrão é regulamentada e revisada por órgãos fiscalizadores com frequência - a fim de garantir a excelência e a segurança de cada atendimento.

Estamos presentes em vários estados brasileiros, e nosso modelo de franquia possibilita uma padronização em todos os processos - de modo que os serviços prestados tenham o mesmo nível de distinção em qualquer região do país. Ou seja, se você for atendido em Marília-SP ou em Rio Branco-AC, pode estar certo de que teremos os melhores profissionais prontos para recebê-lo com excelentes opções de protocolos individualizados!

Quando o assunto é procedimento estético, a Estetic Face oferta tratamentos faciais e corporais com pacotes acessíveis ao público e condições de parcelamento únicas. Todos os nossos procedimentos podem ser divididos em até 10 vezes sem juros para maior comodidade de nossos pacientes.

Além disso, estamos sempre prospectando e adquirindo equipamentos de alta tecnologia, trazendo o que há de melhor no mercado, de modo a atender às expectativas dos nossos clientes mais exigentes; melhorando sua imagem facial e corporal e consequentemente, a autoestima e relação com seu corpo.

Sendo assim, a Estetic Face pode proporcionar com segurança todos os tratamentos para flacidez na barriga - associando-os a outras técnicas para otimizar o resultado almejado, sempre prezando pela individualidade do paciente.

Existem diversos tipos de tratamento para flacidez na barriga. Por isso, é crucial conversar com os profissionais adequados, alinhar antecipadamente as expectativas estéticas e conversar sobre as condições de pagamento; além de se comprometer em manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos, evitar uso de álcool e cigarros e seguir as recomendações do profissional técnico após os procedimentos. 

Lembrando que o resultado conquistado é uma somatória de todos esses fatores - por aqui entregamos o melhor; então precisamos de sua ajuda para fazer valer a pena!

Ficou interessada nos tratamentos para flacidez na barriga? Então, entre em contato conosco para mais detalhes!

Confira também

estela---atendente-virtual---01.webp

Olá, tudo bem?Vamos conversar?Se precisar de ajudaé só me chamar!

A Estetic Face

Estetic Face Franquias Ltda
CNPJ: 29.820.741/0001-09
Avenida Sampaio Vidal, 155 - Barbosa - Marília/SP
CEP 17525-040

Sobre nós

Somos uma clínica especializada em harmonização e estética facial e corporal. A única rede do país com supervisão médica em todos procedimentos e protocolos individualizados.

Produtos

Atendimento online

Fale conosco em nosso atendimento online através do WhatsApp:

Redes sociais: