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mulher puxando a calça

A batalha do emagrecimento: conheça os sabotadores do peso ideal e o como combatê-los

Na sociedade em que vivemos, estar em dia com o seu corpo é o objetivo de quase todo mundo. Para cerca de 48% dos brasileiros a luta para emagrecer é diária, e se tornou uma preocupação crescente com a chegada da pandemia.

Seguindo a tendência global onde os índices de interesse por um corpo ideal são cada vez mais notáveis, uma verdadeira batalha tem sido travada para eliminar aqueles indesejáveis quilinhos extras e, na maioria das vezes, essa luta é de longa data.

Algumas pessoas simplesmente não conseguem alcançar o peso ideal e se veem em um eterno looping, com variações constantes na alimentação e na balança.

Qual é o problema? Por que não conseguimos emagrecer de vez e manter o peso desejado?

A gente te explica agora quem são os maiores sabotadores do emagrecimento e como você pode vencê-los.

Uma dura verdade: na batalha pelo emagrecimento, às vezes você precisa combater a si mesmo

 

mulher versão magra e gorda

 

Segundo uma pesquisa encomendada pela Nestlé, 61% das brasileiras querem emagrecer, mas 49,3% não têm nenhuma atitude constante como método para alcançar os resultados desejados.

De acordo com a psicóloga Patrícia Santiago, os aspectos comportamentais e a nossa capacidade de constância em um processo de emagrecimento são essenciais para a redução de medidas e tudo começa na forma como nos relacionamos com os alimentos.

Entender estímulos como fome emocional e a relação que estabelecemos entre consumir alguns tipos de comida (principalmente doces) para aliviar o estresse, pode ser o ponto de partida para quem sente que não consegue mudar de peso.

O alerta de diversos especialistas é que se você tem um comportamento compulsivo em relação a comida, é necessário procurar a ajuda de um terapeuta para treinar o cérebro a adquirir novos hábitos e te acompanhar nesse processo de emagrecimento.

Além disso, deve-se tomar cuidado redobrado com propostas que tenham o famoso “dia do lixo", por exemplo, ou com dietas somente nos dias de semana. 

Esses períodos de liberdade da dieta e sem restrição alguma podem eliminar todos os esforços já feitos e deixar você na estaca zero novamente.

Mesmo que no começo seja difícil, receber ajuda de um profissional que te auxilie a programar o cérebro para os novos hábitos alimentares é essencial até mesmo depois que se alcança o peso desejado, a fim de manter o tão sonhado corpo ideal.

Confira algumas dicas importantes que podem te ajudar a trabalhar as respostas cerebrais e o comportamento dentro de uma jornada de emagrecimento.

1- Não fique sozinho: procure um grupo para compartilhar experiências

mulher lutando

 

Muitos pesquisadores comprovaram que estar envolvido em um grupo com o mesmo objetivo é uma ferramenta poderosa para te motivar no dia a dia e produzir sensação de pertencimento.

No caso de quem sofre com seu comportamento em relação à comida, procurar um grupo que faça terapia comportamental coletiva é uma ajuda e tanto para entender a si mesmo e de quebra fazer novas amizades.

A atividade cognitiva ocupa um lugar central na nossa vida e ela ocorre antes da gente comer: por isso é a responsável que provoca o que chamamos de comportamento disfuncional, vindo de pensamentos sabotadores do tipo “vou comer um chocolate pois hoje meu dia foi difícil” ou “só um pedacinho dessa pizza não faz mal”.

A psicologia mostra que conseguir identificar esses pensamentos são mais fáceis quando estamos constantemente compartilhando nossas ações com um grupo ou com alguém, pois somos constantemente levados a refletir sobre nossas práticas e recebemos ajuda para identificá-las.

Além disso, ao compartilhar podemos perceber que outros podem ter o mesmo tipo de problema, levando à estruturação de soluções e enfrentamento de dificuldades em grupo, criando assim um sentimento de motivação, empatia e propósito coletivo.

2- Saiba identificar a fome emocional

mulher atacando a geladeira

 

Comer para aliviar algum tipo de estresse, ansiedade ou qualquer outro sentimento mais forte que pode aparecer no nosso dia a dia é mais comum do que você imagina. 

Buscar sensação de conforto ou alívio para sentimentos ruins é um dos maiores sabotadores da dieta.

Quase 52% dos brasileiros declararam ter ganhado peso durante a pandemia, principalmente por se sentirem psicologicamente afetados pelo isolamento e pelo medo da contaminação pelo Covid 19.

Mas não se desespere, existem algumas dicas que podem nos ajudar a rastrear os eventos de fome emocional: 

  • Identifique se a fome apareceu de forma inesperada ou logo após um evento que te afetou psicologicamente
  • Observe se ao comer você faz de forma inconsciente, sem medir as quantidades e limites
  • Geralmente a fome emocional está associada a um determinado tipo de alimento e na maioria das vezes é algo não saudável como doces, frituras e massas
  • Mesmo após ingerir alimentos não acontece a sensação de saciedade e sempre nos sentimos culpados e arrependidos pelo ocorrido.

Após rastrear o momento de ação psicológica na ingestão de alimentos, procure ajuda. Um profissional vai te acompanhar e te indicar a melhor forma de lidar com um comportamento alimentar para separar a influência emocional e biológica na luta pelo emagrecimento.

Não comerás aquilo que não tens: o mandamento da dispensa para quem quer emagrecer

mulher arrumando dispensa

 

Já ouviu aquele ditado de que “o inimigo mora ao lado”? Nesse caso, o sabotador pode morar dentro da sua casa e ele não é uma pessoa, mas são aqueles docinhos, biscoitos e bebidas que você mantém aparentemente de forma inocente na geladeira ou no armário.

É um fato que abrir um pacote de biscoito é mais fácil em um momento em que estamos sem tempo, ao invés de lavar e cortar uma fruta para consumir, por exemplo.

Por causa disso, nutricionistas aconselham que você simplesmente não compre nada no supermercado que pode potencialmente te fazer deslizar da dieta. 

Elimine da sua lista de compras alimentos ultraprocessados e açucarados, por exemplo, trocando-os por frutas, legumes e verduras, de preferência.

Se você não mora sozinho e outras pessoas não estão no mesmo propósito que você, recorra ao “o que os olhos não vêem, o coração não sente”. 

Coloque em locais de difícil acesso os alimentos que acabam com sua dieta, nas prateleiras mais altas do armário e em locais de segundo plano na geladeira.

Procure deixar à vista tudo aquilo que você pode comer, de preferência facilitando o consumo para uma hora de aperto em que bate aquela tentação.

Uma boa estratégia para evitar a sabotagem é colocar os alimentos saudáveis em potes transparentes, já lavados e cortados. 

Separe também um dia da semana para preparar alimentos como as proteínas, deixando tudo cortado e congelado, divididos em porções adequadas para o seu dia a dia.

Parece óbvia, mas essa dica de milhões pode eliminar de vez um dos grandes sabotadores de quem quer emagrecer. 

O bom é que mesmo depois de ter alcançado a meta, esses hábitos aprendidos durante o processo, além de te ajudarem a manter o peso ideal, podem te tornar mais saudável e melhorar continuamente a qualidade de vida.

Deixar a musculação de lado na academia não é uma boa estratégia

musculação

 

É isso mesmo, você não leu errado! Estudos mais recentes que fazem a relação da prática de exercícios físicos e do emagrecimento mostram que a musculação tem um potencial enorme na perda de peso.

Geralmente, quando vamos a academia e informamos ao instrutor de plantão que queremos emagrecer, rapidamente temos em mãos um treino onde fazemos exercícios aeróbicos como bicicleta ou esteira, seguidos de prática de musculação.

No entanto, algumas pesquisas têm provado que essas práticas não são eficientes, pois na maioria das vezes após os exercícios aeróbicos já estamos extremamente cansados e nossa performance no restante do tempo tende a ser menor.

É aí que mora o perigo, pois a queima de gordura efetiva começa somente após 20 minutos de atividade física. Inverter a ordem do treino também não é uma boa opção, visto que as atividades de cardio depois da musculação podem anular o efeito de hipertrofia.

Como resolver? A sugestão dos especialistas é a seguinte: para economizar tempo, e ao mesmo tempo ter um bom rendimento no treino, você pode aliar práticas de musculação mantendo o ritmo cardíaco desenvolvido pelos exercícios aeróbicos.

Deixar os batimentos cardíacos acelerados obriga seu corpo a começar a queimar gordura e isso vai trazer resultados muito mais visíveis para o seu processo de emagrecimento.

O interessante disso tudo é que a prática promove impactos tanto na questão da perda de peso, quanto na tonificação muscular, assim você não corre o risco de quando chegar no seu peso ideal ficar com aquela conhecida flacidez, muito características em pessoas que passam por uma redução drástica das medidas.

Uma pesquisa feita pela Unicruz com alguns de seus colaboradores comprovou que a musculação pode sim afetar substancialmente as metas de emagrecimento.

Alguns funcionários acima do peso foram convidados a participar de um estudo de caso, onde se fazia treinos de musculação em curtos períodos de tempo mantendo o mesmo nível de aceleração cardíaca aeróbica.

O resultado foi promissor, com perdas substanciais de gordura corporal e de ganho de massa magra, os chamados músculos, que apresentaram aspectos mais firmes e delineados.

Além desses benefícios, os participantes relataram melhora visível na resistência e na flexibilidade, ou seja, a prática pode contribuir para um progresso global da qualidade de vida.

Potencialize os efeitos da musculação e perca peso ao mesmo tempo: procedimentos estéticos aliados do emagrecimento

estética

 

Na era da informação, conhecimento é poder! E você precisa saber que emagrecer pode ser uma verdadeira batalha, mas você não precisa lutar sozinho nessa guerra.

A medicina estética tem desenvolvido inúmeros métodos que potencializam a perda de peso e que ao mesmo tempo modelam seu corpo, te deixando com a silhueta do jeito que você sempre quis. 

Um programa muito conhecido no Brasil e no mundo afora, o “Vigilantes do Peso” publicou recentemente uma pesquisa feita com seus integrantes apontando que aqueles indivíduos que fizeram uso de procedimentos estéticos em conjunto com uma dieta apropriada e a prática de atividades físicas, perderam medidas de forma mais rápida e permanente em relação aos outros.

Cerca de 84% dos participantes afirmaram fazer uso de protocolos estéticos, seja em técnicas invasivas ou não e que isso não só ajudou a perder peso, como melhorou muito a autoestima e a motivação para continuarem no processo de emagrecimento.

Além disso, a definição de silhueta e contorno corporal foram potencializados, pois o design do corpo é um dos talentos mais potentes dos procedimentos de beleza hoje.

Quer saber o que realmente pode te ajudar então?

Acompanhe com a gente essas informações preciosas que vão revolucionar sua vida e acabar com os sabotadores:

Micro lipos locais

Enquanto você trabalha na academia no seu corpo como um todo, esses procedimentos têm o poder de remover gorduras de áreas específicas, principalmente aquelas que mais te incomodam, como os flancos e culotes.

A redução das medidas são visíveis e você nem precisa se preocupar, pois o procedimento é feito no próprio consultório, com duração de 60 minutos e liberação para retornar às atividades diárias normalmente, sem se preocupar com internações ou pós-operatórios.

Após a diminuição do inchaço das áreas que receberam a lipo, você percebe imediatamente o resultado: é realmente promissor, além de te ajudar muito na melhora da autoestima.

A técnica é indicada para maiores de 18 anos e tem pouca contra-indicação, sendo vedada para lactantes e gestantes ou pessoas que apresentem algum problema nos locais em que se deseja fazer a lipo.

Estetic Detox

Imagina ter um protocolo feito especialmente para você para eliminar as toxinas do seu corpo quando a gente sem querer dá uma escorregadinha na dieta?

É isso que o Estetic Detox faz: te pega pela mão e te tira da autossabotagem, além de regular seu intestino deixando seu metabolismo apto para eliminar de vez os quilos indesejados.

Por ser uma técnica que trata a intoxicação do organismo, esse procedimento consegue proteger o seu fígado e garantir a melhora das funções vitais do corpo, nos dando mais disposição e induzindo a excreção de toxinas. 

Além disso, o detox pode ser associado a outros procedimentos que potencializam o emagrecimento, como as lipos enzimáticas.

Estetic Light

Se você não tem muito tempo para realizar atividades físicas ou ficar na academia, esse procedimento é ideal, pois auxilia na redução da gordura corporal, além de te dar disposição.

No que consiste esse protocolo? É basicamente a técnica de injetar uma mistura de vitaminas e minerais que vão trabalhar no seu organismo para eliminar gorduras localizadas, inclusive as que resistem a sair mesmo com dieta e exercícios.

Indicado para pessoas mais sedentárias ou com um rotina que não permite treinos de longa duração, o Estetic Light pode ser aplicado nas áreas que concentram tecido adiposo, mais conhecido como as famosas gordurinhas.

Além de trabalhar na redução de medidas, o blend inibe o apetite e a vontade de comer doce, melhorando a saciedade, ou seja, é um aliado e tanto para o processo de emagrecimento.

Estetic Fit 

Diferente do Estetic Light, o procedimento Fit é indicado para pessoas que têm uma rotina rigorosa de treino e querem potencializar o aparecimento de massa magra.

Também usando a técnica de blends injetáveis contendo minerais e vitaminas, esse procedimento vai te ajudar na modelagem do corpo e além de reduzir as gorduras, incentiva a formação muscular.

Outros benefícios do Estetic Fit é a inibição da vontade de comer doces, auxílio no controle da ansiedade que leva a comportamentos compulsivos em relação à alimentação, incentivo a sensação de saciedade e ajuda no controle do colesterol e triglicerídeos.

A aplicação pode ocorrer em qualquer parte do corpo onde você deseja reduzir medidas, principalmente abdômen, costas e nos culotes.

Ozonioterapia

Esse procedimento é muito usado na medicina para tratar diversos tipos de doenças, desde patologias localizadas como artrites e artroses, até problemas generalizados no organismo como as doenças autoimunes.

A ozonioterapia é um método minimamente invasivo de injeção de O3, regulamentado no Brasil hoje como tratamento complementar oferecido pelo SUS devido ao seu grande potencial terapêutico.

Como aliado do emagrecimento, os efeitos da aplicação de ozônio possuem propriedades antioxidantes, que combatem os radicais livres, agem no metabolismo e tratam de forma comprovada a gordura localizada.

As pesquisadoras Isabelly Dias e Sonia Jurado, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, encontraram evidências de que a ozonioterapia atuou de forma efetiva em diversos pacientes, diminuindo o IMC, a circunferência da cintura e de outras regiões aplicadas como na papada.

Nossos especialistas já trataram pacientes e perceberam também melhoras em outros problemas como:

  • Redução na queda de cabelo
  • Tratamento da acne e cravos
  • Diminuição da flacidez da pele
  • Redução visível de papada
  • Rejuvenescimento da pele
  • Clareamento de manchas
  • Proteção facial
  • Diminuição de sinais e linhas de expressão
  • Melhora nos aspectos das estrias e celulites.

Além disso, outros benefícios foram observados, como diminuição da dor, amortização de processos inflamatórios e melhora da imunidade, ou seja, um tratamento super completo que com certeza não só vai te ajudar a reduzir medidas e melhorar a qualidade de vida.

Dieta sem nutricionista é sabotagem!

nutricionista

 

Todo dia na internet você consegue encontrar uma nova dieta da moda. Parece que nas redes sociais as dicas e sugestões são tantas que a gente não sabe nem por onde começar.

Pior do que isso, somos bombardeados com propagandas de produtos e influencers que possuem o grande segredo do emagrecimento que farão você perder peso como em um passe de mágica.

Mas não se deixe iludir! Cada organismo possui propriedades únicas e precisa de uma análise específica e contextualizada para que você saiba qual cronograma alimentar é ideal para você.

Para te ajudar, existe a ciência da nutrição, que tem avançado muito nas últimas décadas. Consultar um nutricionista é a melhor recomendação para evitar que a falta de orientação adequada sabote seu processo de emagrecimento.

A nutrição como campo de estudos surgiu no cenário mundial por volta do século 20, mas já existem indícios de que boas práticas alimentares eram estudadas até mesmo na antiguidade.

Foi entre as décadas de 1930 e 1940 que profissionais nutricionistas consolidaram seus estudos como um saber médico, realizando inúmeras pesquisas sobre as potencialidades de alguns alimentos tipicamente brasileiros para uma vida mais saudável.

Nos últimos 15 anos a formação de nutricionistas no país se tornou um fenômeno crescente e podemos encontrar ajuda profissional em diversos locais, inclusive na rede pública de saúde.

Mesmo com fácil acesso e sabendo da competência que os nutricionistas têm para ajudar no processo de emagrecimento, as tentativas de alcançar o peso ideal a partir de dietas aleatórias é um dos maiores sabotadores para reduzir medidas.

Esse problema não é algo superficial: muitos profissionais alertam que as dietas milagrosas divulgadas por aí são extremamente perigosas, pois elas causam um déficit de nutrientes, prejudicando a saúde.

Cada organismo possui uma quantidade adequada de alimentação para se manter metabolicamente ativo, e os cálculos e indicações para esse consumo só podem ser dadas a partir de uma análise cuidadosa de um nutricionista.

Além de causar problemas metabólicos que sabotam o processo de emagrecimento, a falta de acompanhamento profissional podem te levar a ter hábitos que afetam de forma permanente sua imunidade e influenciam no desenvolvimento de sérios transtornos alimentares.

Uma recente pesquisa feita em 2021 revela dados assustadores ao estudar pessoas que constantemente seguem as dietas da moda sem um acompanhamento contínuo de profissionais:

  • 62% tinham piorado sua autoestima por não conseguir manter o peso perdido
  • 77% apresentou estado nutricional inadequado
  • A maioria dos cardápios analisados em sites de dietas ou blogs apresentaram composição de nutrientes para consumo abaixo dos padrões de saúde indicados pela OMS.

Esses são somente alguns dados disponíveis sobre o assunto, portanto, elimine de vez o grande sabotador que te impede de alcançar o seu corpo dos sonhos!

Que tal conhecer o que é verdade e o que é mentira quando estamos na luta pelo emagrecimento? Clique aqui para ler um texto especialmente preparado para debater esse assunto.

Você sabia que nós da Estetic Face temos profissionais extremamente capacitados que podem te ajudar?

Nosso programa nutricional segue uma perspectiva humanizada, que prioriza o cuidado integral do paciente, aliando técnicas estéticas e alimentares e sempre priorizando um bom relacionamento entre você, família e profissionais. 

 


Referências

VASCONCELOS, Francisco de Assis Guedes de. O nutricionista no Brasil: uma análise histórica. Revista de Nutrição, v. 15, n. 2, p. 127-138, 2002.

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BRAGA,   Daiane   Cristina   de   Assis,   COLETRO,   Hillary   Nascimento,FREITAS,   Maria   Tereza. Composição Nutritional de dietas da moda publicadas em sites e blogs. Revista de Nutrição,v. 32, p. 180-190, 2019.CONTRERAS  A,  M, et  al.Conductas  de  control  de  peso  en  mujeres  adolescentes  dietantes  y  su relación con insatisfacción corporal y obsesión por la delgadez.Rev. chil. Pediatr,v. 86,n. 2,p. 97-102, 2015.

VIDIANINGGAR M;MAHMUDIONO T, ATMAKAD. Fad Dietas, Imagem Corporal, Estado Nutricional e Adequação Nutricional de Modelos Femininos na Cidade de Malang.J Nutr Metab,8868450, 2021

SOUZA, Tallita Dornelas; DA SILVA, Fernanda Gonçalves. OZONIOTERAPIA NAS DISFUNÇÕES ESTÉTICAS PARA REDUÇÃO DE PESO E DIMINUIÇÃO DA CIRCUNFERÊNCIA ABDOMINAL. Scientia Generalis, v. 2, n. Supl. 1, p. 92-92, 2021.

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